Foi um sucesso a 15ª Conferência Municipal de Saúde que aconteceu na tarde de sábado (30 de abril), no Centro de Convenções Edson Dalke, com a participação de autoridades, funcionários da saúde, sociedade civil parte mais interessada e beneficiada.
O evento organizado pela secretaria da saúde e Conselho Municipal de Saúde teve como objetivo o tema: resgate da saúde básica pós pandemia do covid-19, apresentar algumas ações já concretizadas da saúde e principalmente elencar diretrizes que possam melhorar o serviço nos próximos anos.
Após a composição da mesa oficial as autoridades agradeceram a presença de todos desejando as boas-vindas.
O cerimonial destacou a insistência do setor nos convites virtuais, os formais distribuídos para autoridades e setores da sociedade civil, inclusive o carro de som que teve a incumbência de levar o recado para a população, que acabou atendendo o chamado de relevante importância.
Além disso, foi trazida também ao debate a avaliação da situação de saúde municipal, elaborando novas propostas a partir das necessidades de saúde da população local e que sejam possíveis de serem executadas dentro da realidade do município as quais serão incluídas na revisão das ações e metas do Plano Municipal de Saúde 2022/2025. Foram formados grupos para discussão das propostas vindas das 10 Pré Conferências que depois foram submetidas à Plenária para aprovação ou não.
O prefeito Gerson Colodel, ressaltou que as Conferências de Saúde se constituem nos espaços ideais para que se discutam as políticas de saúde, onde todos tem igualmente direito a voz. "Participar de fóruns de discussão sobre o tema saúde é um exercício de cidadania que todos devemos assumir como atores sociais que somos dentro desse processo. O acesso à saúde é um direito e não uma moeda de troca, um favor político" salientou o prefeito.